Festa de São Sebastião em Tijucas: Fé

Por volta de 1848 foi criada a Freguesia de São Sebastião da Foz do Tijucas Grande, entretanto, suas fronteiras se estendiam para mais além do que atualmente. Desde a fundação do município de Tijucas até os dias de hoje, São Sebastião vem a ser o santo padroeiro da cidade e por muitos anos no bairro da Praça os devotos realizavam uma procissão levando na caminhada a imagem do santo. Nas imagens a seguinte, um registro fotográfico desta expressão de fé em Tijucas.
Obs: A igreja que aparece na foto era a antiga igreja matriz de Tijucas, porém, esta se localizava no bairro Praça, sua edificação é de meados de 1870, por volta de 1940-50 foi colocada a baixo para construção de uma nova igreja que vem a ser a atual Igreja dos Navegantes no bairro da Praça. Hoje a Igreja Matriz de Tijucas é a Igreja do Centro da cidade.

20 de janeiro de 1946. Praça, Tijucas.
 Devotos em frente à antiga Igreja Matriz de São Sebastião da Foz do Rio Tijucas, no mesmo evento da foto anterior.

Foto de 1915 aproximadamente da Igreja de São Sebastião, bairro Praça.
Acervo: Edson Carvalho Bayer.

Comentários

  1. Realmente muito linda as coisas naquela época, nunca imaginei ver como eram as coisas em Tijucas nos seus primórdios tempos! Parabéns ao Blog por estas matérias incríveis...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Fico contente que tenha gostado. Att, Carolina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina. Enviei uma mensagem (no privado) para o seu face. Gostaria de trocar algumas informaçoes sobre o aviador Italiano Antonio Locatelli.

    ResponderExcluir
  4. meu falecido nono Achiles carioca dos santos filho de Belmiro Carioca dos santos conta que foi a familia deles quem cedeu o chão para a construção da igreja de são sebastião,gostaria de ter acesso a mais fotos da epoca ;(

    ResponderExcluir

Postar um comentário