Colégio Espírito Santo

Formação
A idealização do Colégio Espírito Santo deu-se por meio das visitas pastorais do bispo de Florianópolis Dom João Becker, membro da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) de Florianópolis. Esta irmandade católica foi fundada na capital catarinense em 1773 com o objetivo de assistência educacional à comunidade.
Professores
Ao longo das décadas de 20 e 30, o colégio encontrou muitos colaboradores dentro da mesma confraria, entre elas: Dona Nitinha e Elisabeth Stadmann (Irmã Sabina). Além das duas, o Pe. Jacob Hudleston Slater (1880-1940) também contribuiu para a formação dos alunos.
Matérias
Faziam parte do currículo disciplinas como história, geografia, francês, alemão, português, matemática, trabalhos manuais, agricultura, pintura e de piano e violino.
Primeiros alunos
A primeira turma do colégio iniciou seus estudos em março de 1918 e entre os matriculados, constavam: Antônio Gallotti, Lila Bastos, Laura Bayer, Maria Cruz, Pedro Gallotti, Aurelina Bastos Elza Büchelle, Áurea Leal, Eulina Bayer, Angelina Cruz e outros mais. O colégio até então oferecia o curso primário somente, com as quatro séries.
Para os alunos que no interior moravam, a irmandade dispunha de dormitórios para estes.

Contam os antigos estudantes que as irmãs anualmente em dezembro realizavam uma festa com exposição dos trabalhos dos alunos; muitos bordados, pinturas e com recitais de poesia. Também era costume das freiras homenagear os colaboradores aniversariantes do colégio, como no caso da Sra. Mathilde Klann Bayer (1870-1948), viúva do Cel. João Bayer (1871-1936), que em seu aniversário de 75 anos (em 1945) toda família se reuniu e o Colégio prestou grande homenagem a ela, por conta de sua contribuição e amizade às freiras.
Foto do Colégio Espírito Santo na sua primeira versão. Aproximadamente 1920.
Colégio Espírito Santo na sua fase final de construção. 1934

Arredores de 1974 o colégio religioso encerrou suas atividades. Dando mais tarde lugar ao asilo Lar Santa Maria da Paz.

Bibliografia: ADEMAR, Campos, ABDALA, Nacir. História da Educação Pública em Tijucas. 1ª ed. Tijucas, 2002.

Comentários