Harry Laus: Um crítico de arte tijuquense

Harry Laus (Tijucas, 1922 - Florianópolis,1992).

Pesquisando sobre o tijuquense Harry Laus, encontrei uma dissertação de mestrado intitulada "Os papéis de Harry Laus: Um perfil do Crítico de Arte no jornalismo brasileiro", defendida em 2009 na UFSC, pela doutoranda em Letras, Maria Aparecida Borges Vieira. O objetivo da pesquisa foi inventariar toda a obra de Harry, que hoje encontra-se no Núcleo de Literatura e Memória (NULIME), do curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

Segue um trechinho da biografia de Harry que a Maria Aparecida em sua tese escreveu:
"Harry Laus, nascido em Tijucas, pequeno município do estado de Santa Catarina, a 11 de dezembro, às 23 horas, no ano de 1922. Filho de Rodolfo José e Minervina Varella Laus, conforme fica declarado em sua certidão de nascimento. Em 1925, durante o mês de dezembro, fez sua primeira viagem acompanhando seus familiares para tratamento de saúde em Porto Alegre de sua mãe que sofria de uma paralisia progressiva. Acompanhou os familiares no regresso a Tijucas em março de 1926. Sofreu a perda de sua mãe aos seis anos de idade, acontecimento que marcará definitivamente a sua vida, segundo depoimento de Ruth Laus, perda irreparável para todos os doze irmãos, mas principalmente para Harry Laus, o mais novo de todos. Harry fica entregue aos cuidados dos irmãos mais velhos. Esta ausência da mãe está registrada em fragmentos de suas confidências no Diário Quase Íntimo" (p.25):

Percebo sua mão pousando de leve nos meus ombros. Sinto-lhe os beijos nos meus cabelos. Mas não lhe ouço as palavras. Apenas me vêm, como se fosse dela “Meu filho não chora...” e o menino sorri. Guardo um anel negro de seus cabelos entre as folhas de um livro, como um amor perfeito, mas é tão brilhante como se eu tivesse roubado ontem, enquanto dormia. É tão leve que não sinto o peso quando o deito na mão, mas para mim é como um segredo que se diz baixinho ao ouvido e se guardará para sempre [...]. (LAUS, 1998, p.27)" 
Vídeo: Harry Laus em Saint-Nazaire - França (1988):

Link do Memorial de Harry Laus: Clique aqui
Link da digitalização do Currículo de Harry Laus: Clique aqui

Comentários