Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Berkeley, USA) desenvolveram um software automático de Inteligência Artificial que colore fotografias em preto e branco.
Como funciona?
Baseado em processos biológicos, a tecnologia envolve o uso de redes neurais artificiais convolutivas para processar e reconhecer imagens. Logo, a inteligência artificial (máquina) aprende sobre o campo visual (fotografias, imagens coloridas) e aprende o padrão comum de cores nessas fotos. Dessa maneira, utiliza seu conhecimento sobre as imagens, suas cores e estima a coloração provável da fotografia em preto e branco original.
Redes neurais artificiais:
"Redes Neurais Artificiais são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma grande rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento; já o cérebro de um mamífero pode ter muitos bilhões de neurônios." Fonte
Testamos diversas fotografias antigas das décadas de 1930 e 1940 em Tijucas nesse software. Notamos que o resultado foi interessante para as fotografias com a presença de elementos como céu, mar, montanhas e grama. Já para fotos com multidões e demasiadas informações detalhadas, o software não chegou a gerar um resultado satisfatório (opinião).
De qualquer modo, é um projeto muito interessante e que o público leigo, nosso caso, pode testar e se divertir.
Link: Site Colorize Photos
Fotografias de Tijucas colorizadas pelo software:
Fotografia colorizada. Ponta dos Ganchos, 1930 aprox.
|
Rio Tijucas, Santa Catarina. Fotografia sem data, de aprox 1930. Clique aqui e veja a foto original |
Fotografia colorizada. Rio Tijucas. 1920 aprox. Clique aqui e veja a foto original |
Foto colorizada. Ponte Bulcão Vianna (Pernambuco). Bairro Joaia, Tijucas. 1940 aprox. Clique aqui e veja a foto original |
Comentários
Postar um comentário